O mercado de trabalho e os nichos de negócios vem mudando de forma estratosférica, muitas atividades foram inseridas devido à revolução digital. É sábio aquele que falou que a internet seria um mundo.
Hoje é possível observar carreiras criadas dentro de sedes físicas das empresas sendo substituídas por um trabalho a distância no conforto de casa. Hoje pessoas constroem seus legados em casa, divulgam produtos, redigem textos para publicações, desenvolvem estratégias de vendas,divulgam seus produtos, ideias e se auto-divulgam. Uma grande plataforma de trabalho é o YOUTUBE. E quantas pessoas foram peneiras e quantas iniciam suas carreiras como YOUTUBERS todos os dias?
Como muitas outras carreiras digitais, começa com o mínimo viável, um celular, um computador, um equipamento de iluminação etc. Tudo se inicia com um dado nível de incerteza e, com a aplicação de persistência e trabalho, bum! Começam a faturar, são contratados por plataformas, divulgam produtos, ganham mais e mais seguidores e o ciclo se repete. O foco é tamanho em continuar o trabalho que alguns detalhes ficam secundários, como as obrigações legais e formais.
A grande pergunta que esse artigo objetiva responder é: YOUTUBE PAGA IMPOSTO?
ATIVIDADE DE YOUTUBE E FATURAMENTO
O Youtube é uma plataforma de vídeos que se ampliou e diversificou ao longo dos anos. É uma das principais searas para empreendedores criativos, que divulgam conhecimento e experiência. Num mesmo acesso é possível obter uma aula de violão, como esquiar e a melhor forma de investir.
Quem cria um canal nessa plataforma, nutre a vontade de um possível contrato. Para tanto, é preciso criar conteúdo com uma dada frequência, ter um público presente, ganhar engajamento e esperar pelo dia que a plataforma irá ofertar a proposta de contrato. Ao longo do caminho o empreendedor vai ganhando notoriedade e autoridade, com isso, gera uma rede de parceiros dispostos a pagar por publicidade e divulgação.
Assim, se inicia o faturamento de um YOUTUBER e a obrigação tributária. Sim! YOUTUBER PAGA IMPOSTO.
PAGAMENTO DE TRIBUTO PELA PESSOA FÍSICA: FATURAMENTO CHAMATIVO NA PF, ENTRADA NA DECLARAÇÃO DOS PAIS E POSSÍVEL NOTIFICAÇÃO DA RECEITA FEDERAL.
No Brasil, de forma simples, auferir receita significa obter uma obrigação. Como no universo digital, em algumas áreas, não há restrição de idade, as obrigações tributárias também não se atém a idade.
É possível observar pessoas muito jovens já produzindo conteúdo e influenciando outras pessoas – E faturando, legal né!?
Contudo, a Receita Federal está de olho em tudo. E quando a figura do YOUTUBE começa a receber recursos em seu CPF, chama atenção para si.Sobretudo, quando os valores passam a ser expressivos. Comumente, se pensa que é vantajoso atuar na “infromalidade”, mas, como já dito nesse canal, a coisa não é bem assim.
Independente do que você faça e, se for formalizado ou não, haverá a incidência tributária. Isto é, se você é menor de idade, 18 anos,e tem pais que declaram suas rendas, o famoso IRPF, você entrará na declaração de um deles e a sua renda será entendida como a renda dessa pessoa. Como não houve tributação antecedente, provavelmente haverá valores a pagar e um pedido de esclarecimento.
Ah, tudo bem! então é melhor não declarar? assim eu não pagaria nada,não seria notificado. Calma! A notificação pode ocorrer independente da sua declaração e idade, simplesmente pela movimentação no seu CPF. Pensa comigo, se você acompanha uma pessoa, quando ela muda de comportamento você irá querer saber o que aconteceu, certo!? A Receita Federal não é diferente, ela acompanha as movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas e, quando há algo diferente, pede esclarecimento.
OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS E PORQUE ABRIR UMA EMPRESA: PARTINDO DA DECLARAÇÃO TEMOS A IMPOSIÇÃO DA DECLARAÇÃO, A CONSTITUIÇÃO DE ELEMENTO DE EMPRESA.
Pelo que já foi dito, deu para perceber que não tem muito a fazer para se isentar de pagar tributos, né!? Espero não ter te assustado. Vamos vê pelo lado positivo: se não tem como se isentar da obrigação de pagar tributo, como eu YOUTUBER POSSO PAGAR MENOS IMPOSTO?
E é nesse momento em que a Agil Contabilidade vem para te dar um baço e te tranquilizar. Já falamos nesse canal sobre “https://sempreagil.net/abertura-de-empresa/ ”. Parece um grande passo para empreendedor, e de fato é. Pode ser o início de um legado.
Não obstante, pode parecer opcional abrir uma empresa, pode parecer demais, pode parecer arriscado, pode parecer muitas coisas, mas, acima de tudo, é uma boa escolha! Até aqui você já viu que pode ter seu CPF observado, que pode ter que declarar o valores na declaração de outra pessoa, que pode ser notificado etc, logo, o que resta é a formalização.
Além disso, a depender de como os negócios venham se desenvolvendo, você já pode ter comprado melhores equipamentos, contratado serviços de gerenciamento de mídias, edição de vídeos e textos, consultorias, mentorias – e pagando mais por isso. Como assim? eu obtenho desconto por ser formalizado? não. Você será tributado pelo valor que é justo, pois, com a formalização e acompanhamento de um bom profissional contábil, haverá um processo onde todas as suas receitas e despesas serão consideradas e o lucro será distribuído para você. Dessa forma, fora da empresa as preocupações serão mínimas.
Dito isso, mais uma vez, vamos pensar positivo: Agora você pode ser dono de uma empresa e empreender de forma mais tranquila.
aqui vai um vídeo do canal do Jobson sobre esse assunto:
PONTOS POSITIVOS DE ABRIR UMA EMPRESA
Agora, você que decidiu abrir uma empresa, ser um empreendedor formalizado, merece receber boas notícias. É muito bom quando temos boas perspectivas para o futuro, né? Sobretudo naquilo que nos dedicamos. Nesse canal já falamos dos pontos positivos de abrir uma empresa (link do artigo dos pontos positivos de abrir uma empresa) mas falar do que é bom nunca é demais.
Ao abrir uma empresa, pensar num bom futuro é uma realidade ainda mais presente. Isso porque, você passa a ser visto de forma mais profissional, surge a possibilidade de fazer mais parcerias e tem a chance de contratar sua própria equipe.
É bom ou não é!?
UMA BOA CONTABILIDADE PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS
Como a Agil Contabilidade sempre diz, é muito importante ter a orientação de um bom profissional. Isso porque, por mais que haja informações fáceis de serem acessadas sobre empresas, sobre como abrir uma empresa, sobre como manter uma empresa na legalidade, é o profissional que está mais apto a dar as melhores instruções e soluções. Um bom profissional, selecionará o melhor modelo societário, a melhor forma de tributar, a melhor forma de manter a empresa na legalidade e permitir que você, YOUTUBER que já sabe que tem que PAGAR IMPOSTO, se dedique a sua atividade com um pouco mais de tranquilidade.
(MARIA LUIZA, 2023).