Todos os dias novas atividades surgem no mercado e empreendedores em potencial dão um start nos seus planos e iniciam um novo negócio. A empolgante jornada no mundo empresarial levam muitos a iniciarem as atividades ainda como pessoa física, alguns por desconhecimento outros sem boas orientações. A verdade é que isso pode trazer várias implicações.
Nesse artigo você irá aprender a importância de oficializar seus negócios.
RECEBENDO COMO PESSOA FÍSICA
Você já deve ter ouvido falar que “ah não abre uma empresa, você vai pagar imposto”. Espera que estamos aqui para romper Tabus.
Muitos quando iniciam seus negócios começam a faturar na pessoa física, isto é, valores que constam na movimentação financeira do CPF. Por um tempo essa situação persiste devido ao foco em manter as atividades, ampliar os negócios e ao pensamento de que não há nenhum problema em permanecer assim.
No entanto, como muitos especialistas apontam e nós da Ágil Contabilidade sempre indicamos, é que o melhor a separar as atividades empresariais das atividades pessoais. Isso porque, facilita na gestão do negócio. Além disso, a Receita Federal vem ampliando suas formas de controle e monitoramento, logo, independente da situação da sua empresa, vai precisar prestar contas ao leão.
PORQUE ABRIR UMA EMPRESA
“Ah então porque eu vou abrir uma empresa se serei tributado de qualquer forma?”
Uma das principais razões para legalizar sua empresa é a legislação tributária brasileira. No Brasil, a legislação é clara quanto a oficialização de atividade de empresa e vai de encontro a confusão entre as pessoas físicas e as pessoas jurídicas, isso porque, entende-se que a atividade de empresa desenvolvida de forma não oficializada, feita propositalmente ou não, é ilegal.
IMPORTÂNCIA DE ABRIR UMA EMPRESA
Mas calma! Ao contrário do que é comumente falado, a legislação não é contra o empreendedor nem pretende prejudicar a atividade econômica. A legislação tributária tem avançado nos últimos anos com o pensamento de inclusão, de legalizar diversas atividades, as quais outrora nunca se imaginou legalizar. A forma mais clara de enxergar essa boa intenção da legislação é observando os diversos modelos de empresas criados nos últimos anos(além das sociedades convencionais): MEI, Unipessoal.
Não sendo suficiente, ainda há as diferentes formas de recolhimento de tributos. Hoje as empresas podem escolher a sua forma de pagar tributos ao governo entre: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O ideal é que se escolha a opção que permita a atividade desenvolvida pela empresa e resulte no menor tributo.
Ficou confuso? Deixa que eu te explico ainda melhor. Há uma seara de atividades desenvolvidas pelas empresas físicas e digitais, mas nem todas podem ser tributadas por qualquer modelo tributário e nem podem ser inseridas em qualquer modelo societário – algumas não têm legislação tributária específica. É nesse momento que a presença de um bom profissional contábil faz toda a diferença! mas esse assunto será retomado mais à frente.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE ABRIR UMA EMPRESA
E já que estamos falando de coisas boas, podemos citar alguns benefícios além do que é imposto. Aqui na Ágil Contabilidade, vemos a abertura de empresas para pessoas oficializaram suas atividades como uma ação com muitos benefícios.
Alguns deles são:
- Separar as atividades da Pessoas Física e da Pessoa Jurídica
- Facilitar a administração do negócio
- Melhorar o controle e monitoramento da atividade desenvolvida pela empresa
- Melhorar o controle financeiro
- Aumentar a credibilidade da empresa para tomar crédito e receber investimentos
- Reduzir a carga tributária dos empresários por meio da distribuição de lucros viabilizada pelo que foi supracitado.
CONCLUSÃO
Como já mencionado neste artigo, é muito importante ter a orientação de um bom profissional. Isso porque, por mais que haja informações fáceis de serem acessadas sobre empresas, sobre como abrir uma empresa, sobre como manter uma empresa na legalidade, é o profissional que está mais apto a dar as melhores instruções e soluções. Um bom profissional, selecionará o melhor modelo societário, a melhor forma de tributar, a melhor forma de manter a empresa na legalidade e permitir que o empreendedor se dedique a sua atividade com um pouco mais de tranquilidade.
(MARIA LUIZA, 2023)
Pingback: YOUTUBE PAGA IMPOSTO? – Ágil Contabilidade
Pingback: SEDE VIRTUAL GRATUITA: PORQUE DEVE USAR - Ágil Contabilidade